Número especial da Revista Mundo Amazônico traz uma homenagem aos artistas indígenas da Exposição Mira!

Mundo Amazonico 5

É um prazer divulgar aqui no nosso blog dedicado às discussões sobre arte indígena contemporâneo, o último Número de Mundo Amazônico, Revista da Universidade Nacional da Colômbia, Sede Amazônia (saber mais sobre Mundo Amazônico). O Vol 5 de 2014 da revista traz uma homenagem especial a criadores e pesquisadores indigenas, com destaque aos artistas participantes dos Seminarios da Exposição Mira! Artes Visuales Contemporaneas de los Pueblos Indígenas.

A Exposição Mira! é um esforço histórico e pioneiro pelas suas dimensões e curadoria, o que tem gerado ricas discussões e aberto novas relações e oportunidades para os artistas participantes. Em Junho de 2013, a abertura da exposição no Centro Cultural UFMG, na cidade de Belo Horizonte foi acompanhada pela realização de um seminário aberto ao público no qual estiveram como palestrantes alguns dos artistas cujas obras foram incluídas na mostra Mira!, além de outros artistas, pesquisadores e estudantes de arte, cinema, literatura, antropologia e outras disciplinas. O seminário foi organizado em torno a mesas de debate, oficinas, discussões e momentos de música e dança.

Depois, em novembro de 2013, a exposição começou a sua itinerância na cidade de Brasília, na Casa da Cultura da América Latina da Universidade Nacional Brasília (UnB) e em fevereiro de 2014, no Museu Nacional de dos Correios. Por ocasião da exposição nesta cidade, foi realizado na UNB um novo seminário em que participaram outros artistas
que não puderam estar em Belo Horizonte.

Os textos de autoria dos participantes e reunidos no dossiê Mira desta edição do Mundo Amazônico foram produzidos pela edição das transcrições das intervenções durante os seminários Mira! realizados em Belo Horizonte e Brasília. Dentro do rico material que estes encontros tem gerado decidiu-se inicialmente priorizar a edição de treze intervenções
das experiências criativas de alguns dos artistas indigenas participantes: Marisol Calambás, Rember Yahuarcani, Benjamín Jacanamijoy, Ruysen Flores, Santiago Yahuarcani, Enrique Casanto, Kindi Llajtu, Jaider Esbell, Pablo Taricuarima, Paolo del Águila, Brus Rubio, Fabián Moreno y Abel Rodríguez.

A revista traz uma homenagem especial à memória e legado de Anastasia Candre Yamacuri – uma mulher que planta, costura, pinta, canta, dança e pesquisa -, também participante da Exposição Mira! e que faleceu em maio de 2014 quando chegava à sua madurez criativa. A seção de homenagem para Anastasia Candre contem nove artigos sobre diferentes facetas da sua vida, pensamento e obra. Completa o numero da Mundo Amazônico artigos escritos por outros pesquisadores indígenas e amazonenses.

Aos leitores animamos a disfrutarem esses conteúdos e apreciarem por meio deles a diversidade de mundos criativos que os autores nos propõem.

Link à Revista Mundo Amazônico, vol 5 (2014), com acesso a todos os artigos em formato PDF:

http://www.revistas.unal.edu.co/index.php/imanimundo/issue/view/3943/showToc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s