No post desta semana é um prazer apresentar uma recente publicação que traz valiosos aportes à discussão sobre arte indígena contemporânea. Trata-se do último número de Enfoques, Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. O título do presente volume, “Etnografia, Arte e Imagem”, reflete os principais pontos de convergência entre textos que surgem de experiências etnográficas variadas e visam problematizar o que pode ser entendido por arte, estética e imagem partindo de categorias nativas. Seja de povos indígenas como os Kaxinawa e Canela do Brasil, ou os Kuna de Panamá-Colômbia, ao deslocamento destas categorias quando inseridas no contexto de coleções e exposições em Museus. A própria crítica da arte, e a discussão de forma ampla sobre a imagem na antropologia, incluindo a fotografia, internet, cinema e TV, também fazem parte do rico material que o conjunto de textos nos traz.
Este número especial é organizado por alunos de doutorado vinculados ao Núcleo de Imagem e Pesquisa Etnológica (NAIPE) do PPGSA/UFRJ, que é coordenado pela Professora Els Lagrou, quem também participou do Seminário ¡Mira! no Centro Cultural UFMG, na mesa inicial, sobre Artes Visuais Contemporâneas dos Povos Indígenas. Vale a pena destacar a opção por um projeto gráfico muito vivo e o formato para a leitura na internet, fazendo uma abertura para novas formas de circulação e ampliação da rede de debate.
É por isso que desde o blog !Mira! damos as boas-vindas a esta publicação e a construção desta rede virtual de encontro em torno de uma arte contemporânea mais plural e vital. Boa leitura!
Edgar Bolívar-Urueta.
Leia a revista online: http://issuu.com/revistaenfoquesufrj/docs/vol12_1
Disponível também em PDF
Esta revista, super bem vinda, é uma publicação muito importante, e convido a todos os pesquisadores e artistas indígenas a ler e comentar. Parabéns aos editores.ines